O que te chama mais a atenção nesta imagem?

O que te chama mais a atenção nesta imagem?
Alunos da escola pública em visita ao Lab. de Física do IFCE

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A Matriz de Planejamento Pedagógico e Design Instrucional (Matriz DI) para cursos em EaD Online

No início do planejamento e execução do trabalho de reestruturação de um curso em EaD online defini-se um modelo de desenvolvimento de design instrucional a partir do proposto por Filatro (2007), que aplica uma estrutura em espirais, o que permite acrescentar sempre mais detalhes e abre-se constantemente a revisões daquilo já feito.
A Matriz DI consta de um documento onde são agendadas as atividades síncronas e/ou assíncronas, presenciais ou a distância, avaliáveis ou não, às quais se atribuem um determinado peso por sua significância, definida por um percentual relacionado à importância da atividade relativamente ao curso como um todo (SALES, 2010).
As definições desses pesos para cada atividade virtual ou presencial devem ser apresentadas em um documento desenvolvido no ato de criação e configuração de um curso pelos especialistas em conteúdos, professores formadores e/ou tutores que ministrarão o curso, momento no qual são planejadas todas as atividades presenciais e a distância a serem configuradas no AVA (SALES, 2010).

Para os fóruns de discussão sugere-se a metodologia de se propor um tema central seguido de questionamentos norteadores. Veja exemplo a seguir:

Reflita sobre a seguinte indagação:       Quais os conceitos de pessoa, de sociedade e de educação que norteiam a              prática democrática da gestão da escola? Para discutir esta questão de forma reflexiva, procure responder antes acerca dos seguintes questionamentos norteadores:    a) Qual a importância de haver tolerância entre as pessoas e grupos sociais                (processos emancipatórios)?    b) Por quais motivos é injustificável a imposição de valores e/ou                                conhecimentos de uma pessoa ou de um grupo social sobre outra(o)                        utilizando-se de opressão ideológica?    c) Como o Conselho Escolar pode contribuir para o respeito e a valorização do          saber e da cultura do(a) estudante e da comunidade?

Para os Quizzes aconselha-se que eles possam assistir ao aluno com feedbacks reguladores de aprendizagem.
O modelo a seguir, elaborado para O Instituto UFC Virtual, exemplifica este documento: 
1. DADOS GERAIS
1.1 Planejamento da Disciplina
Disciplina

INTRODUÇÃO AO CURSO E AO AMBIENTE VIRTUAL
Ementa
Apresentação, diretrizes e orientações gerais do curso de Especialização em Gestão Escolar. Fundamentos Teóricos da Educação a Distância. Familiarização dos cursistas com a linguagem adotada na plataforma, com os ambientes e as ferramentas de navegação disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para os momentos de formação no curso.
Objetivo Geral
Contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo dos gestores que atuam nas escolas públicas, numa perspectiva democrática, sendo realizado por meio da EaD integrado a um conjunto de ações formativas presenciais.
Objetivos Específicos
·         Apresentar o Curso de Especialização em Gestão Escolar.
·         Conhecer a evolução histórica da EaD e suas ferramentas.
·         Discutir os pressupostos básicos da aprendizagem com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): Colaboração, Autonomia e Interação.
·         Propiciar familiaridade com o ambiente virtual onde esse curso se desenvolve.
Conteúdo Programático
Unidade I – Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle
Unidade II - Apresentação do Curso
Unidade III - EaD: Histórico, Ferramentas e Pressupostos Básicos
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos em informática
Público Alvo
Gestores da Escola Pública
Informações
Secretaria – Grupo de Pesquisa e Ensino em Gestão Educacional (GPEGE)
Prédio ANEXO do Instituto UFC Virtual - Sala 3 - Campus do Pici, ao lado da Pró-Reitoria de Graduação. Térreo do Prédio da Biblioteca Central - Próximo ao posto da agência do Banco do Brasil - Fone: (85) 3366.90.24 - (85) 3366.90.31

Endereço para Correspondência: Instituto UFC Virtual - Av. Humberto Monte, s/n, bloco 901. Campus do Pici – NPD, 1 º andar
CEP: 60.440-554 - Fortaleza-Ce


Informações Acadêmicas
Carga horária do curso
40 h
Carga horária mínima das atividades presenciais
12 h
Média para aprovação no curso (≥)
?
Média mínima para habilitar ao Exame Final (≥)
?
Média mínima para aprovação após o Exame Final (≥)
?
Limite de faltas
?
Data limite para se digitar as notas
?
Peso das Atividades Presenciais
60%
Peso das Atividades a Distância
40%
Início do curso
?
Término do curso
?
2. PESSOAL
 2.1 Coordenação e Corpo Técnico
Função
Nome
E-mail
Telefone
Coordenação

  



Especialista em Conteúdos



Professor/Formador



Designers Instrucionais



Diagramador Web/ Impresso




2.2 Tutores de Interação
 Tutores a Distância
Nome
Polo
E-mail
Telefone









Tutores Presenciais
Nome
Polo
E-mail
Telefone









3. AGENDA

Descrição do Evento / Data
          1º Encontro Presencial (8 hA):
      Atividades Virtuais no Moodle
      2º Encontro Presencial (4 hA): Avaliação (Prova Escrita)
     Divulgação dos Resultados da Disciplina:
Observações:

4. LAYOUT DA TELA DO MOODLE




 

Sala Ambiente Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual


Prezado(a) cursista,

Bem-vindo!
Esta sala tem um duplo propósito:
  •            Apresentar o Curso de Especialização em Gestão Escolar e,
  •           Propiciar familiaridade com o ambiente virtual onde esse curso se desenvolve.

Como é do seu conhecimento, o curso tem como objetivo principal contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo dos gestores que atuam nas Escolas Públicas, numa perspectiva democrática, sendo realizado por meio da EaD, integrado a um conjunto de ações formativas presenciais.
Esta Sala Ambiente, denominada Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual, é o ponto de partida para o desenvolvimento das atividades presenciais e a distância do curso, visando facilitar a sua ambientação nos recursos tecnológicos do ambiente MOODLE, que serão utilizados durante o seu processo formativo.
Então, vamos lá!.

·         Plantão Online (chat para tira-dúvidas)
·         Biblioteca
·         Acervo de Vídeos
·         Atualização do Perfil
·         Envio de Mensagem

 

 

 

NOME COM FOTO:

TUTOR

DISTÂNCIA



AGENDA




Mensagens



Usuários

online

Tópico 1

Unidade I - Apresentação do AVA MOODLE
·         Atividade 1 - Fórum de Apresentação
·         Atividade 2 – Base de Dados
·         Atividade 3 - Tarefa “Diário de bordo”
·         Atividade 4 - Tarefa “Webfólio”
·         Atividade 5 - Glossário
·         Atividade 6 - Chat
·         Atividade 7 - Quiz

Tópico 2

Unidade II - Apresentação do Curso
·         Atividade 8 – Fórum

Tópico 3

Unidade III - EaD: Histórico, Ferramentas e Pressupostos Básicos
·         Atividade 9 – Fórum
·         Atividade 10 – Quiz

5. ATIVIDADES CURRICULARES DO CURSO
5.1 MURAL
5.1.1 CHAT ONLINE
Título do Chat: Plantão Online (chat para tira-dúvidas)
Descrição / Enunciado:
Espaço para livre interação Professor-Aluno e Aluno-Aluno
Avaliação:
( x) Sem Nota (  ) Nota Média  (  ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
0
Observação!

5.1.2 BIBLIOTECA
Título / Descrição
Artigos:
1 - Ambiente virtual de aprendizagem: comunicação, interação e afetividade na EAD http://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead/article/viewFile/3254/2229
2 – Aprendizagem Colaborativa nas Redes Sociais: Novos Olhares Sobre a Prática Pedagógica
3 - Interatividade na Educação a Distância
4 - Mídia: O papel das novas tecnologias na sociedade do conhecimento
5 - O Sistema Acadêmico LV: Avaliação em EaD Online Implementada no Ambiente Virtual Moodle
7 – Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância
 8 - Autonomia em Ead – Uma Construção Coletiva http://www.cead.ifmg.edu.br/site/downloads/autonomia_em_ead.pdf

5.1.3 ACERVO DE VÍDEOS
Título / Descrição
5.1.4 PERFIL
Criar uma página de texto simples: Atualização do Perfil
Descrição / Enunciado:
Caro(a) cursista,
Para ter acesso ao ambiente do curso, você utiliza um login e uma senha. Além desses, outros dados estão contidos em seu cadastro e podem ser alterados sempre que você sentir necessidade, como, por exemplo, a substituição do email que você pretende utilizar para a interação durante o curso. Verifique seus dados, suas opções para a recepção de mensagens, enfim, seu perfil.
Avaliação:
( x) Sem Nota (  ) Nota Média  (  ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
0
Observação!
5.1.5 MENSAGEM
Criar uma página de texto simples: Envio de Mensagem
Descrição / Enunciado:
Veja a Lista de Participantes da turma em que você se encontra. Escolha um dos cursistas e envie-lhe uma mensagem, estabelecendo comunicação.
DICA: Essa ferramenta deve ser utilizada apenas para mensagens eventuais. Aconselhamos sempre a utilização da ferramenta Fórum para postar dúvidas, reflexões e, assim, socializar o conhecimento com os demais colegas do curso.
Avaliação:
( x) Sem Nota (  ) Nota Média  (  ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
0
Observação!

5.2 TÓPICO 1- Unidade I

Apresentação do Moodle

Nesta aula vamos conhecer a plataforma MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), um programa livre destinado ao desenvolvimento e à implementação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como apoio aos cursos e às atividades.
O MOODLE é um Sistema de Gerenciamento de Cursos (SGC), por meio do qual é possível gerenciar cursos pela Internet, com o uso de recursos voltados para a interatividade entre usuários e a publicação de conteúdos, além de permitir o controle e a avaliação a distância das atividades desenvolvidas.
Vamos juntos então fazer a devida apropriação deste AVA!
Período da aula
?????
ATIVIDADES PREVISTAS PARA A AULA
● Fóruns, Base de Dados, Tarefas, Glossário, Chat e Quiz.
Observações:
5.2.1 ATIVIDADE 1
Título do Fórum: Fórum de Apresentação
Descrição / Enunciado:
Caro(a) cursista,
a intenção é estabelecer uma intensa interação ao longo do curso. Dessa forma, é importante que você possa apresentar-se e contar um pouco mais sobre as trajetórias pessoais e profissionais, bem como seus interesses e expectativas quanto à formação que se inicia.
Participe! E Lembre-se de interagir com os demais colegas, ok?
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Nº Mínimo de Mensagens:   (  ) 1         (X) 2          (  ) 6        (  ) 10
Observações:
5.2.2 ATIVIDADE 2
Título da Base de Dados: Análise/Síntese de Vídeos
Descrição / Enunciado:
Assista a um dos vídeos indicados na lista de links em Acervo de vídeos. Elabore uma síntese que contenha o título do vídeo escolhido e destaque as questões relevantes ali tratadas (máximo 2 laudas em espaço 1,5 e letra Arial ou Times New Roman). Envie essa produção para a Base de dados.
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Observação!
5.2.3 ATIVIDADE 3
Título da Tarefa: Tarefa “Diário de Bordo”
Descrição / Enunciado:
A Tarefa “Diário de bordo” vem sendo utilizada comumente como instrumento de avaliação, registro de uma trajetória, construção da memória do processo de aprendizagem em constante revisão, compartilhamento do cotidiano, conquistas e desafios.
Considerando as informações recebidas e as trocas realizadas até o momento da fase presencial do curso, utilize em nossa sala ambiente, a Tarefa “Diário de Bordo Atividade 6” para o registro de suas primeiras impressões sobre essa vivência. Suas anotações podem ser analisadas e comentadas pelos professores/tutores.
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Observação!
5.2.4 ATIVIDADE 4
Título da Tarefa: Tarefa “Webfólio”
Descrição / Enunciado:
Selecione e organize um conjunto de imagens da sua escola, e, em seguida, envie um arquivo compactado contendo essas imagens para a Tarefa “Webfólio”. Esse material será utilizado mais adiante para o desenvolvimento das atividades da Sala Ambiente Oficinas Tecnológicas – Construindo sítios na Web.
A Tarefa “Webfólio” é um meio de envio de arquivos, que poderão ser analisados e avaliados pelos professores.
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Observação!
5.2.5 ATIVIDADE 5
Título do Glossário: Termos relacionados à tecnologia e EaD
Descrição / Enunciado:
O Glossário de termos é uma atividade utilizada para socializar e discutir conceitos. De sua livre escolha, insira um termo (e o respectivo conceito) de acordo com a temática de nossa disciplina.
Trata-se de uma ferramenta colaborativa em que podemos enriquecer nosso vocabulário relacionado a qualquer tema. No glossário dessa disciplina, vamos reunir termos do mundo da tecnologia, do AVA MOODLE e da EaD, ou que tenham alguma relação com o assunto que estamos estudando. Assim teremos um dicionário temático para consultar a qualquer hora! Coloque, ao longo da nossa disciplina, pelo menos dois termos que você tenha se deparado nas leituras, mas sinta-se à vontade para inserir quantos quiser! Mãos à obra!
Comece com estas dicas:
AVA - Andragogia – Aprendizagem – Autonomia - Colaboração – Competência - Compromisso – Comunicação - Cooperação – Dialogia - Disciplina - Distância Transacional - EaD – Facilitador – Fórum - Interação- Interatividade - Mediação – Moderador – MOODLE - Motivação – Tutor
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Nº Mínimo de Contribuições:   (  ) 1         (X) 2          (  ) 3        (  ) 4     (  ) 5
Observações:
5.2.6 ATIVIDADE 6
Título do Chat: Chat “Solicialize sua opinião”
Descrição / Enunciado:
Socialize sua opinião com os colegas sobre o que foi abordado até o momento acerca do curso e do ambiente virtual, utilizando o Chat “Solicialize sua opinião”, uma forma dinâmica de interagir com os demais participantes.
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Nº Mínimo de Mensagens:   (X) 3          (  ) 6        (  ) outro valor: __
Observações:
5.2.7 ATIVIDADE 7
Título do Quiz: Quiz Moodle
Descrição / Enunciado:
Caro cursista,
O Quiz é um tipo de avaliação online com o propósito de verificar seu conhecimento acerca dos conteúdos tratados em determinada unidade didática.
A metodologia proposta consta em oferecer duas tentativas para este Quiz, sendo que permanecerá a maior nota.
Todas as questões apresentar-se-ão numa só página, ao seu final clique em: "Salvar sem enviar", caso ainda queira repensar suas respostas, ou "Enviar tudo e terminar", caso tenha realmente concluído.
Em questões de completar lacunas ou respostas digitalizadas, dispense símbolos, unidades e pontuações, mas não se esqueça da correta ortografia.
Para iniciar a atividade, clique em “Pré-visualizar questionário agora” no final desta página.
Bons Estudos!
Metodologia do
Quiz
Abrir/Encerrar o questionário na data aula
Limite de tempo (minutos) – 60
Intervalo entre a primeira e a segunda tentativa - Nenhum
Tentativas permitidas – 2
Método de avaliação – Nota mais alta
Nº Questões por Páginas: Ilimitado
Misturar as perguntas e entre as questões – Sim
Aplicar penalidades – Sim (0,3 nas questões)
Cada tentativa se baseia na última: Não
Modo Adaptativo: Não
Feedback geral:
100%-70% - Muito bem! Continue se dedicando. Parabéns!
70%-50% - Você está na média, mas se estudasse um pouco mais poderia ter tirado uma nota melhor ainda!
50%-30% Você pode melhorar sua nota! Que tal dedicar mais tempo de leitura e estudo de nosso material web?
30%-0% - Não desista! Você é capaz! Comece a ler tudo de novo e refaça seu Quiz...você vai conseguir!
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x) Nota mais alta (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Observação: Veja Anexo 1

5.3 TÓPICO 3 – Unidade II

Apresentação do Curso

Nesta aula, vamos conhecer melhor o nosso Curso de Especialização em Gestão Escolar: seus princípios norteadores, objetivos e organização curricular.
Vamos lá então!
Período da aula
11/08 a 17/08
ATIVIDADES PREVISTAS PARA A AULA
Fórum de Discussão
Observações:
5.3.1 ATIVIDADE 8
Título do Fórum: Fórum “Refletindo sobre o curso”
Descrição / Enunciado:
Leia o texto que expõe o nosso Curso de Especialização em Gestão Escolar, destaque os aspectos que você considerar mais relevantes nessa proposta e publique-os no Fórum “Refletindo sobre o curso”.
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Nº Mínimo de Mensagens:   (  ) 1         (X) 2          (  ) 6        (  ) 10
Observações:

5.4 TÓPICO 3 - Unidade III

EaD: Histórico, Ferramentas e Pressupostos Básicos

Nesta aula você conhecerá as principais questões que envolvem a educação a distância (EaD). Estudaremos seu surgimento e evolução histórica. Trataremos dos pressupostos básicos inerentes à EaD, a saber: interação, colaboração e autonomia, assim como, da legislação que normatiza a EaD no Brasil.
Vamos juntos nessa jornada!
Período da aula
??????
ATIVIDADES PREVISTAS PARA A AULA
● Fórum e Quiz

Observações:  O material aqui utilizado será o mesmo do Curso de Educação Ambiental – Aula 2 Educação a Distância
5.4.1 ATIVIDADE 9
Título do Fórum: Fórum “Práticas e Reflexões em EaD”
Descrição / Enunciado:
Nos dias atuais o processo de aprendizagem com suporte digital necessita de novas abordagens e novos tratamentos.
Por este motivo, vamos nesse fórum compartilhar reflexões e práticas focando nossa discussão na seguinte questão:
a) Quais as habilidades e competências para aprendizagem com suporte em tecnologias digitais?
b) Você se sente preparado para fazer parte da dinâmica de uma sala virtual como “ser mestre de sua aprendizagem”?
Discutam também sobre interação, colaboração e autonomia em EaD (Busque referências nos textos contidos em nossa “Biblioteca”)
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Nº Mínimo de Mensagens:   (  ) 1         (X) 2          (  ) 6        (  ) 10
Observações:

5.4.2 ATIVIDADE 10
Título do Quiz: EaD: Histórico e Ferramentas
Descrição / Enunciado:
Caro cursista,
O Quiz é um tipo de avaliação online com o propósito de verificar seu conhecimento acerca dos conteúdos tratados em determinada unidade didática.
A metodologia proposta consta em oferecer duas tentativas para este Quiz, sendo que permanecerá a maior nota.
Todas as questões apresentar-se-ão numa só página, ao seu final clique em: "Salvar sem enviar", caso ainda queira repensar suas respostas, ou "Enviar tudo e terminar", caso tenha realmente concluído.
Em questões de completar lacunas ou respostas digitalizadas, dispense símbolos, unidades e pontuações, mas não se esqueça da correta ortografia.
Para iniciar a atividade, clique em “Pré-visualizar questionário agora” no final desta página.
Bons Estudos!
Metodologia do
Quiz
Abrir/Encerrar o questionário na data  aula
Limite de tempo (minutos) – 60
Intervalo entre a primeira e a segunda tentativa - Nenhum
Tentativas permitidas – 2
Método de avaliação – Nota mais alta
Nº Questões por Páginas: Ilimitado
Misturar as perguntas e entre as questões – Sim
Aplicar penalidades – Sim (0,3 nas questões)
Cada tentativa se baseia na última: Não
Modo Adaptativo: Não
Feedback geral:
100%-70% - Muito bem! Continue se dedicando. Parabéns!
70%-50% - Você está na média, mas se estudasse um pouco mais poderia ter tirado uma nota melhor ainda!
50%-30% - Você pode melhorar sua nota! Que tal dedicar mais tempo de leitura e estudo de nosso material web?
30%-0% - Não desista! Você é capaz! Comece a ler tudo de novo e refaça seu Quiz...você vai conseguir!
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x) Nota mais alta (  ) Escala LV
Peso (%)
10
Observações: Ver Anexo 2

5.5 ENCONTROS PRESENCIAIS
Descrição
Avaliação
Turnos
Peso %
·         1º Encontro Presencial (8 hA):
Apresentação das unidades Didáticas que compõem o curso
(   ) Sem Nota
(   ) 0 a 10
(   ) Escala LV
2
0
·         2º Encontro Presencial (4 hA): Avaliação (Prova Escrita)
(   ) Sem Nota
( x) 0 a 10
(   ) Escala LV
1
60

5.5.1 PROVA ESCRITA
Título da Tarefa: Atividade offline
Descrição / Enunciado:
Espaço para recebimento da Nota da Prova Escrita
Avaliação:
(  ) Sem Nota (  ) Nota Média  ( x ) Nota de 0 a 10 (  ) Escala LV
Peso (%)
60
Observação!


6. DISTRIBUIÇÃO DE PESOS – FÓRMULA DE CONFIGURAÇÃO DE NOTAS NO MOODLE

Média = 0,6 . (Prova Escrita) + 0,4 . [(0,1. Ativ 1) + (0,1. Ativ 2) + (0,1. Ativ 3) + (0,1. Ativ 4) + (0,1. Ativ 5) + (0,1. Ativ 6) + (0,1. Ativ 7) + (0,1. Ativ 8) + (0,1. Ativ 9) + (0,1. Ativ 10)

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, J. L. A educação como política pública. 2 ed. ampl. Campinas: Autores Associados, 2001. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.
CURY, C. R. O direito à educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. Brasília: Escola de gestores, 2005.
DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.
FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (orgs.) Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001.
FONSECA, M.; TOSCHI, M. S.; OLIVEIRA, J. F. (orgs.). Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Goiânia, Editora da UCG, 2004.
GRACINDO, R. V. Projeto Político-Pedagógico: retrato da escola em movimento. In: SILVA, A. M.; AGUIAR, M. A. (orgs.). Retrato da Escola no Brasil. Brasília: CNTE, 2004.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
SETTE, S. S.; ANGEIRAS, M. F. D.; BRITO, M. C. A.; NERES, R. S. A educação a distância renovada como instrumento de formação e de gestão. In: Educadores em Rede: articulando a diversidade e construindo singularidades. Recife: PR, 2008.
VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível. 2 ed., Campinas: Papirus, 1996.
______. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. G. de (orgs.). Escola: espaço do projeto políticopedagógico. Campinas: Papirus, 1998.
______.;FONSECA, M. (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2001.
Artigos da Escola de Gestores
Artigos da Escola de Gestores: http://www.escoladegestores.inep.gov.br/artigos.htm  
Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – Brasília, MEC/SEB, 2004. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seb/conselhoescolar
Série Retratos da Escola do Salto para o Futuro, organizada por Márcia Ângela Aguiar. Disponível em: Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/cronograma2006/index.htm



4 comentários: